terça-feira, 1 de junho de 2010

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO - CENTRO DRAGÃO DO MAR

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Em Destaque
De Picasso a Gary Hill
Obras de artistas internacionais como Alexander Calder, Marc Chagall, Salvador Dali, Henri Matisse, Juan Miró, Paul Klee, Pablo Picasso e outros mestres modernistas, e, ao mesmo tempo, grandes nomes das artes ditas contemporâneas, como Antônio Saura, Antoni Tapies, Richard Serra, Cristian Boltanski e Gary Hill. A mostra apresenta ainda obras nacionais com grande importância histórica dos artistas Ademir Martins e Antônio Bandeira. Curadoria: José Guedes e Roberto Galvão.
Abertura dia 30, às 19h

Biblioteca de Artes Visuais Leonilson
Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea, dentre outras linguagens.
Serviço gratuito.
Terça a quinta, das 9h às 12h e 14h às 18h. Sexta, das 14h às 18h

Memorial da Cultura Cearense - MCC
Ausência e Presença em Gameleira do Assuruá - Sala 1
A exposição “Ausência e Presença em Gameleira do Assuruá” convida o visitante do MCC a um passeio pelo patrimônio cultural brasileiro: a cidade baiana de Gameleira do Assuruá. Bené Fonteles, o curador da mostra, apresenta aos cearenses fotografias que anunciam experiências de vidas marcadas pelo tempo: fez do registro da “ação do tempo sobre as coisas”, munido de um “tamborete” e uma câmera fotográfica amadora, um instrumento capaz de traduzir que no simples residem as razões da vida.

Grupo de Estudos – Museu, Cultura e Memória
O grupo de estudos é uma iniciativa dos mediadores/educadores do Núcleo de Ação Educativa do Memorial da Cultura Cearense (MCC). Analisa a relação pesquisa, educação e comunicação em museus, ampliando o debate acerca do potencial educativo dos museus. Acesso livre.
Dias 11 e 25, das 16h às 18h, no mini-auditório do MCC.
Informações (85) 3488-8621 ou www.dragaodomar.org.br

Brinquedo - A arte do movimento
A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Todos os brinquedos expostos pertencem a Coleção Macao Goes – brinquedos populares, formada pela pesquisadora gaúcha que nomeia o acervo. Tem curadoria de Raul Lody.

Diálogo Cultural
A programação do Diálogo Cultural de junho tem como tema “A Ação Educativa em Museus e os Temas Transversais” e volta suas atenções para a dimensão do não-formal da ação educativa em museus. Em virtude do potencial papel que os museus apresentam frente à inclusão social, a educação assume condição singular ao exercício da cidadania.
Dias 04 e 18, das 16h às 18h, no mini-auditório do MCC.
Informações (85) 3488-8621 ou mcc@dragaodomar.org.br. Acesso livre.

Pegando a Teia - Tradição, Atrito, Ruptura
Com curadoria do artista Bené Fonteles, a exposição “Pegando a Teia: Tradição, Atrito, Ruptura” se espalha pelo Dragão do Mar. Pode ser conferida na sala 2 do MCC e no hall em frente à livraria. A mostra traz à tona a discussão em torno de artistas e poetas, “nem eruditos nem populares” como bem acentua o curador, sobre a diversidade cultural brasileira.

Vaqueiros
Sala 4
Exposição lúdica, de caráter didático, que percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza recursos cenográficos, ensaios fotográficos e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
A sala da exposição “Vaqueiros” está fechada para manutenção durante o mês de junho. Será reaberta ao público em julho.

Horários MCC e MAC
Terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até 18h30)
Sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até 20h30)
Agendamento: (85) 3488 8604 / agendamento@dragaodomar.org.br

Nenhum comentário: